Orquestra de Cordas da Ilha abre temporada com show gratuito dia 19 em Florianópolis

Uma ótima dica cultural para o próximo dia 19, às 20h30min, no Teatro Álvaro de Carvalho, em Florianópolis, é o espetáculo aberto ao público da Orquestra de Cordas da Ilha com um novo repertório de música clássica. O grupo estará acompanhado pelo internacional Bogdan Antoane, trompista profissional, romeno naturalizado brasileiro com vasta experiência em palcos de diversos países. A apresentação da Orquestra integra o Programa de Incentivo à Cultura (PIC), Fundação Catarinense de Cultura, Governo do Estado de SC (Veja cartaz).

DIVERSAS ÉPOCAS

O repertório, denominado  "Do Santo ao Pagão", permeia diversas épocas e o novo programa se propõe a levar o público a vivenciar um primor de espetáculo com “idas e vindas temporais e estilísticas, conectadas por ligações mais sutis”, observa seu Diretor Paulo Mattos.

“O programa abre com o prelúdio do compositor francês do romantismo, Camille Saint-Saëns,  obra da abertura de seu grande concerto sinfônico coral. Segue breve peça do mesmo autor para trompa e orquestra, com a participação do solista convidado, o trompista romeno, Bogdan  Antoane”.

A primeira parte da programação se completa com o concerto do compositor alemão do período barroco, Georg Friedrich Händel, seguido por uma obra neoclássica, do compositor Brasileiro, Cláudio Santoro. Na sequência, o programa se desdobra com grandes nomes da música vienense, Wolfgang Amadeus Mozart,  Franz Joseph Haydn.

“De Mozart uma estupenda fuga, que demonstra todo seu aprendizado ao estudar as obras de Bach. De Haydn, um concerto para Trompa em que o público poderá escutar em destaque este formoso instrumento com seus diversos recursos e timbre delicado nesta obra do romantismo na música clássica”, salienta o Diretor Artístico Marcos Pablo Dalmacio.

CONVIDADO ESPECIAL

Bogdan Antoane, trompista profissional, romeno naturalizado brasileiro, musicista e professor de música e instrumento musical, 47 anos. Graduou-se na Universidade de Iasi (Romênia). Laureado em dois concursos nacionais,"Ciprian Porumbescu" (1984) e a Olimpíada Nacional de Música (1985). Por meio de concurso, em 2000, foi o primeiro trompista da Orquestra do Teatro Nacional de Ópera de Iasi (Romênia),durante 13 anos. Com experiências profissionais em diversas orquestras da Romênia, participou também de turnês de concertos na Alemanha, Suíça e Itália. Integrou conjuntos de Música de Câmara e atuou em várias salas de concerto da Alemanha, Suíça, Romênia, Itália, Uruguai e Brasil.

Sem comentários ainda.

Deixe um comentário