Histórico

 

  • Atuação institucional

O SINEPE/SC é um dos melhores e mais atuantes sindicatos patronais do país! Ao longo dos 60 anos, ficou bem evidenciada sua firme atuação institucional. Ele existe pelo exclusivo desejo e vontade da categoria buscar unidade e força, visando à preservação e ampliação dos bons serviços que cada instituição presta para sua comunidade. É uma instituição constituída para fins de estudo, coordenação, proteção e representação legal das instituições de ensino em Santa Catarina, atuando na prevenção de conflitos e demandas judiciais, nas questões relativas ao consumidor, direito do trabalho, assuntos pedagógicos, contábeis, comunicação, informática e outros. É o principal agente fomentador do aprimoramento da gestão e da pedagogia desenvolvidas na escola privada catarinense, mantendo eficiente estrutura com pessoal altamente especializado para atender às demandas, fornecendo orientação segura.

Mantém também ativa presença junto aos órgãos públicos (Prefeituras, Assembleia Legislativa, Conselho Estadual de Educação, Congresso Nacional, Conselho Nacional de Educação, órgãos fiscalizadores e outros) garantindo a manutenção e ampliação do legítimo espaço da escola privada. Neste momento em que o segmento privado educacional brasileiro, cada vez mais exposto à competição, reorienta seus rumos com o propósito de promover a elevação da produtividade e da qualidade de seus serviços, aumenta significativamente o valor estratégico do Sinepe/SC.

Nossa história, de acordo com nosso Estatuto, assim se resume:

I – fundado em 01/07/1961 como Associação dos Estabelecimentos de Ensino de Santa Catarina, sociedade civil, registrada no Livro de Pessoas Jurídicas da Comarca de Florianópolis/SC, sob o nº 602, Livro-A-10, fls. 50 a 52, em 11/12/1961;

II – transformado em Associação dos Estabelecimentos de Ensino Secundário de Santa Catarina pela carta nº 189, do Delegado Regional de Trabalho em Santa Catarina, em 29/10/1962;

III – reconhecido como Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Secundário em Santa Catarina pelo Ministro do Trabalho e Previdência Social – Processo MTPS nº 106.684/64 – Carta Registrada no Livro 37, fls. 69, em 20/12/1963, e assinada em 31/01/1964;

IV – instalado como Sindicato a 01/05/1964, dia em que foi empossada a primeira Diretoria Eleita;

V – reconhecido como Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de Santa Catarina, por apostilamento da Carta Sindical em 11/10/1966 – Processo 222.346/64 – com extensão de representação a todas as categorias econômicas integrantes do 1º Grupo – Estabelecimentos de Ensino do Plano da Confederação Nacional de Educação e Cultura.

 

  • Infraestrutura:

a) Área Técnica e Jurídica – o associado dispõe de assessoria técnica e jurídica preventiva, esclarecendo procedimentos a serem adotados no dia-a-dia da instituição de ensino e questionamentos pertinentes a Contabilidade e as diversas áreas do Direito, dentre elas destacam-se: Trabalhista, Educacional, Civil, Previdenciário, Tributário e Constitucional.

b) Área Pedagógica – na área pedagógica o SINEPE/SC presta esclarecimentos sobre a Legislação Educacional, em todos os níveis e modalidades de ensino e de todas as esferas da Administração Pública, ou seja, questões tangentes a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei Complementar Estadual nº 170/98, normatizações do Conselho e Secretaria Estadual e Municipais de Educação, dentre tantas outras.

c) Programa de Formação Continuada - o sucesso de uma escola e a consolidação de sua posição na sociedade passam, necessariamente, por uma gestão eficiente e de qualidade, valorização dos colaboradores, pelo bom atendimento, pelo respeito aos direitos do consumidor e pela adequada representação sindical. Pensando nessas questões que o SINEPE/SC desenvolveu o Programa de Formação Continuada, para garantir aos gestores, professores e demais colaboradores da escola particular o aperfeiçoamento constante através de cursos, palestras e seminários. Estes eventos tratam de temas relacionados às diversas áreas do segmento educacional e empresarial, em especial, das Áreas Pedagógica e Jurídica, tais como a Convenção Coletiva de Trabalho, Contratos e Formação de Preços, Legislação Educacional, Secretaria Escolar, Projeto Político Pedagógico, Avaliação, Motivação do Professor em Sala de Aula, dentre outros.

d) Videoteca e Biblioteca – a escola afiliada ao SINEPE/SC conta co uma completa Videoteca e Biblioteca com material de apoio para o desenvolvimento e aprimoramento do gestor educacional e do corpo docente e administrativo da escola. São livros, DVD’s e fitas VHS tratando de uma grande quantidade de temas, dos quais destacamos a gestão, motivação, liderança, atendimento e avaliação.

e) Portal na Internet – www.sinepe-sc.org.br este é o endereço do portal da escola particular catarinense na Internet. Conta com cerca de 6500 acessos semanais e apresenta-se como mais um serviço do Sindicato às escolas particulares, favorecendo a tomada de decisões preciosas, oportunas e eficientes.

 

  • Objetivos do SINEPE: 

É constituído como associação civil sem fins econômicos para fins de estudo, coordenação, proteção e representação legal das Escolas Particulares, sediadas na base territorial do Estado de Santa Catarina, mantenedoras dos cursos de: Educação Infantil,  Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Superior, Ensino Técnico-Profissional e Ensino de Artes, nos termos da sua Carta Sindical, no sentido da solidariedade social e da subordinação dos interesses nacionais.

 

  • Mercados-Alvo: 

A base territorial do SINEPE/SC é o estado de Santa Catarina, portanto, nosso mercado-alvo é o nosso Estado, abrangendo a: Educação Infantil, Ensino Fundamental (1ª a 8ª série), Ensino Médio, Ensino Superior e Cursos Livres.

 

  • Imagem do SINEPE no Mercado: 

(dados do Instituto Mapa – 97% de aprovação) Continua repercutindo favoravelmente a detalhada pesquisa realizada pelo Instituto Mapa, o mais conceituado órgão de pesquisa localizado em Florianópolis e com abrangência estadual. De acordo com os dados obtidos pelos pesquisadores, a partir de entrevista com os responsáveis pelas escolas afiliadas, o Sindicato das Escolas Particulares de Santa Catarina é muito bem avaliado pelas instituições de ensino, registrando-se elevado nível de satisfação com a atual diretoria. O resultado revela-se ainda mais positivo quando se considera que as expectativas dos associados com relação ao Sindicato são bastante elevadas, devido ao dinamismo e modernidade que imprime em suas ações. Um dos pontos destacados da amostra é que o Sinepe/SC “atua à frente, no sentido de que se antecipa às demandas das escolas, ou seja, trata-se de uma instituição muito mais propositiva do que responsiva”. De cada 100 educadores consultados sobre a sua atuação, 97% avaliam positivamente, sendo que dois terços consideram um desempenho ótimo”.

OBJETIVOS

Proceder a uma avaliação de imagem e desempenho da instituição; levantar o grau de satisfação dos clientes, com o Sindicato, em relação à administração e aos serviços prestados; conhecer as necessidades e as expectativas atendidas, superadas e as frustradas, por parte dos diretores com relação ao Sindicato; avaliar a percepção da condição de parceria das escolas em relação ao Sindicato, com o propósito de levantar caminhos alternativos. Estes foram, resumidamente, os pontos chaves que nortearam a pesquisa quantitativa, descrita, por amostragem. A técnica empregada foi a de entrevistas individuais telefônicas com o público-alvo, a partir de questionaria previamente estruturado. O público ouvido constituiu-se dos diretores e pró-reitores administrativos das escolas e universidades filiadas em todo o Estado.

 

  • Diferenciais do SINEPE: 

Os grandes diferenciais do Sindicato estão no Programa de Formação continuada, com cursos e palestras gratuitos voltados aos profissionais da educação e outros envolvidos  com as escolas, como contadores, advogados, etc e também nos serviços de assessoramento do SINEPE/SC, através de sua equipe.

 

  • Diferenciais do SINEPE em Relação à Concorrência:

Um dos grandes diferenciais do SINEPE/SC em relação aos outros Sindicatos reside justamente no oferecimento de capacitação gratuita, através de cursos e palestras, aos afiliados ao Sindicato.  Outra diferença está na postura do SINEPE/SC frente aos abusos cometidos contra a escola particular. O Sindicato tem sempre participação ativamente frente às situações que podem restringir a autonomia das escolas o que podem prejudicar as mesmas no desempenho de suas funções.

O SINEPE/SC lança teses e interpretações e sustenta firmemente seus posicionamentos, revigorando o setor privado educacional, em nível nacional, através de seu pioneirismo.