PARTICIPE

O que você achou do novo site do SINEPE/SC?






/ Artigos A+   A-

Combate às drogas

26/11/2009

Por Marcelo Batista de Sousa *

É sempre encorajador ver os esforços que vêm sendo desenvolvidos para coibir o uso e comércio das drogas. Somente com tais ações cooperativas, como o encarte inserido ontem (27) no Diário Catarinense - uma iniciativa das Escolas Particulares com apoio deste jornal e do Ministério Público de Santa Catarina - será possível reduzir os malefícios que as drogas representam.

Quando abordamos a questão das drogas, é essencial que não consideremos a ameaça do uso abusivo das drogas e o tráfico de drogas como problemas distintos. De todo modo, é reconfortante saber que, enquanto os cidadãos estão se empenhando para afastar crianças e adolescentes das drogas, as autoridades policiais estão trabalhando para manter essas substâncias entorpecentes fora de alcance, confiscando-as antes que cheguem às ruas. 

Temos que nos conscientizar de que o fornecimento e a demanda são partes de um mesmo problema. Um não pode estar dissociado de outro.

Urge, portanto, a participação de todos neste combate.

Quanto maior for o empenho dos governos, pais, escolas, autoridades policiais e todos os demais segmentos da sociedade, melhor será o resultado deste trabalho de afugentar os usuários das drogas.  Observe-se, por exemplo, os bons índices já obtidos de redução do número de fumantes. Mas isto não foi conseguido rapidamente ou por apenas um segmento da sociedade. Foi resultado da dedicação de todos – indivíduos, organizações comunitárias, escolas, igrejas, e governos, estadual, municipal e federal.

O vício de drogas é um problema crônico e uma vez que alguém começa a usá-la é muito difícil tirá-lo desta condição. Eis a razão pela qual é tão importante para nós darmos atenção às crianças e tirá-las das drogas antes que traficantes consigam envolvê-las.

Para sermos bem-sucedidos temos que percorrer este caminho juntos. É um bom caminho para quem tem os olhos voltados para o futuro das gerações.

* Presidente do Sindicato das Escolas Particulares de SC

Bookmark and Share imprimir
ACESSE


NEWSLETTER

Receba todas as novidades do SINEPE/SC via e-mail