PARTICIPE

O que você achou do novo site do SINEPE/SC?






/ NotÍcias A+   A-

Univali lança curso inédito no Brasil de licenciatura indígena guarani

29/06/2018

São ofertadas 45 vagas a candidatos que residam em terras indígenas de Santa Catarina

Formar para exercer a docência na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, em escolas indígenas. Este é o principal objetivo da proposta que a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) lança neste mês, com o curso Pedagogia Intercultural Indígena – Guarani, inédito neste formato no Brasil. São ofertadas 45 vagas a candidatos egressos do ensino médio ou com alguma formação superior, que residam em terra indígena localizada em Santa Catarina e que comprovem pertencimento ao povo indígena Guarani. O curso presencial inicia em julho, com aulas no Campus Biguaçu e a realização de atividades em aldeias próximas.
 
A oferta será na modalidade presencial, com total de carga horária de pouco mais de 3.200 horas, distribuídas em oito semestres. Financiado pelo Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu) e pelo Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (Fumdes), o curso atende o que preconiza a meta 15 do Plano Estadual de Educação (2015) e foi aprovado pela comissão Ad Hoc, nomeada pela portaria nº1942/2016.

De acordo com a professora Verônica Gesser, diretora da Escola de Educação da Univali e responsável pelo desenvolvimento do projeto curricular do novo curso, a maioria das escolas indígenas brasileiras ainda está sob a responsabilidade de professores não-índios. Além disso, muitos deles não têm formação para exercer o magistério de acordo com a realidade sociolingüística e cultural desses povos. Por isso, a atuação dá-se somente como professores de línguas maternas, sem que saibam o que e como trabalhar. "Este curso oportunizará a formação necessária aos professores para desenvolverem em suas comunidades um ensino de acordo com a especificidade e os anseios de seus povos", ressalta.

A formação envolverá a comunidade das seguintes aldeias: Pira Rupá e Morro dos Cavalos, em Palhoça; Itanhaém e Mbya Roká, em Biguaçu; Tekoa Vya, em Major Gercino; Tekoá Tavaí; Tekoa Marangatu, em Imaruí; Yvy Ju e Morro Alto, em São Francisco do Sul; e Pindoty, em Araquari.

As atividades terão periodicidade semanal e a equipe de profissionais que atuará no curso é formada por professores da Univali, da Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina (SED SC) e de lideranças das comunidades indígenas Guarani de Santa Catarina. O curso terá início em julho deste ano, com aula inaugural já agendada para dia 28 de julho, no campus da Univali de Biguaçu, campus sede da coordenação do curso.

"Este curso propõe o manejo de conhecimentos universais, que possibilitem acesso ao bem-estar, à saúde, à defesa do território e do patrimônio cultural, com consequente valorização, e a promoção de condições econômicas que garantam a sobrevivência cultural e física dos indígenas", ressalta Carlos Alberto Tomelin, vice-reitor de Graduação e Desenvolvimento Institucional da Univali.

Alinhamento entre os envolvidos

No dia 25 de junho, reuniram-se na Univali, em Biguaçu, a equipe da SED SC, lideranças indígenas, as gerências do Campus Biguaçu e do Núcleo de Atenção ao Estudante da Universidade e a Direção da Escola de Educação da Univali, para definirem, em conjunto, todo o processo de operacionalização e logística do projeto, que terá ações específicas de ensino, pesquisa, cultura e extensão.

Processo seletivo

Do total das vagas disponibilizadas, 40 serão integralmente financiadas pela SED SC e as outras cinco serão oferecidas como contrapartida da Univali, compondo um total de 45 vagas para o processo seletivo que abrirá nos próximos dias e será disponibilizado na página www.univali.br/editais.

Mais informações:
(47) 3341-7919, na direção da Escola de Educação da Univali | (47) 99912-8623, com a professora Verônica Gesser, diretora da Escola de Educação e responsável pelo desenvolvimento do projeto curricular do novo curso.

Bookmark and Share imprimir
ACESSE


NEWSLETTER

Receba todas as novidades do SINEPE/SC via e-mail