PARTICIPE

O que você achou do novo site do SINEPE/SC?






/ NotÍcias A+   A-

Univali: alunos de Arquitetura e Urbanismo conquistam prêmio Projetar

11/05/2017

Concurso é um dos mais importantes da área no Brasil e contou com 165 estudantes inscritos

Balneário Camboriú
– Os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Campus Balneário Camboriú, Artur Guilherme Bernardoni, Mariah Vieira Mafra, Guilherme Kretzer Trindade, Julia Schneider de Lima, e a aluna do Centro Universitário de Brusque (Unifebe), Mikaella Schvambach, são os autores do trabalho vencedor no prêmio nacional Projetar. O concurso é um dos mais importantes da área no Brasil e contou com 165 estudantes inscritos.


 
Nesta 20ª edição, o prêmio teve como tema o "Projetar Itinerante". Os estudantes deveriam apresentar projeto de um espaço efêmero na universidade, destinado ao ensino de arquitetura. "Trabalhamos com uma modulação possível de ser montada de acordo com a demanda dos alunos. Mantemos a planta baixa livre, sem divisórias fixas, mas sim, suspensas, o que permite que os frequentadores criem os próprios espaços", evidencia o acadêmico Artur Guilherme Bernardoni. De acordo com ele, outro diferencial do projeto é a personificação: "As placas de fechamento externo podem ser perfuradas, lisas ou translucidas. E ainda, as chapas perfuradas têm possibilidade de receber assentos, mesas e suportes para bicicletas", explica o autor.

Os alunos representaram o Núcleo de Concursos de Projeto (NCPro) da Univali, um laboratório novo, que já recebeu dois primeiros lugares em concursos, inclusive um deles foi conquistado por Bernardoni. O núcleo colaborativo permite o aprendizado amplo do aluno, pois envolve variadas áreas de conhecimento, como: arquitetura, urbanismo, paisagismo, conforto, estrutura, sustentabilidade e tecnologia da construção.


 
Para o professor Eduardo Baptista Lopes, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univali e responsável pelo NCPro, o concurso é uma modalidade de projeto democrática e desafiadora: "Trata-se de um espaço para difusão do conhecimento. Além disso, concursos como esse, de grande expressão, oferecem ampla oportunidade de inserção no mercado de trabalho, com visibilidade e notoriedade", opina Lopes.

O concurso é promovido pelo portal Projetar. O resultado e resumo dos trabalhos apresentados estão disponíveis em www.projetar.org.

 

Bookmark and Share imprimir
ACESSE


NEWSLETTER

Receba todas as novidades do SINEPE/SC via e-mail