PARTICIPE

O que você achou do novo site do SINEPE/SC?






/ NotÍcias A+   A-

Quem partilha o que sabe aprende duas vezes

15/06/2017


                            

Cerca de 60 estudantes do curso de Psicologia da UNISUL passaram a manhã na Escola da Fazenda, na busca de compreender como, através de nossa prática diária, utilizamos os pressupostos teóricos da pedagogia histórico-crítica para adotar a questão ambiental como princípio educativo, localizando nas relações sociais e econômicas vigentes a origem da degradação das condições da vida. A escola, como espaço de ciência, deve contribuir para a humanidade organizar a sociedade, tendo como fundamento principal o desenvolvimento humano em todos os seus aspectos e possibilidades.
Foi uma manhã muito produtiva e, temos certeza, muito enriquecedora para a formação dos jovens estudantes e futuros psicólogos. Como bem nos explicou Vigotski: A FALA ORGANIZA O PENSAMENTO! 

Karine Antunes

Coordenadora Pedagógica da Escola da Fazenda

 

ECONOMIA SOLIDÁRIA NA ESCOLA DA FAZENDA

 

         O Programa de Gestão Ambiental da Escola da Fazenda é um instrumento de orientação na construção de práticas mais sustentáveis para a vida cotidiana da nossa comunidade escolar.

         Procurando articular de forma mais integrada e harmônica os três grandes eixos direcionadores da vida humana – o ambiente natural, o ambiente construído e o desenvolvimento humanoa Escola da Fazenda implementou e aperfeiçoa constantemente intervenções nas áreas de alimentação, de educação ambiental, na construção de uma cultura de paz e na revitalização do seu espaço físico, que reafirmam valores e intenções que acompanham a Escola desde sua criação. Estas ações representam o amadurecimento da nossa proposta pedagógica, a qual justifica a proposta que defendemos, ao longo da nossa história como estabelecimento de ensino, perante a comunidade e o mundo.

 

TROCAR, VENDER, COMPRAR, DOAR...

 

         Uma rede de economia solidária tem como objetivo maior fortalecer a economia local ou do grupo em questão com a prática do consumo solidário, ou seja, possibilitar a troca e a compra de produtos e serviços entre os membros da rede. Esta forma de economia proporciona a construção de uma sociedade mais justa e sustentável, onde cada indivíduo se fortalece com o apoio mútuo dos demais. Muitos exemplos bem sucedidos de redes de economia solidária podem confirmar a eficiência e sustentabilidade desta forma de organização que, na verdade, apenas nos lembra de valores essenciais para a vida – COOPERAÇÃO E SOLIDARIEDADE.

 

Reeditamos este ano a nossa Feira Solidária: um espaço na Escola para que as famílias e a comunidade possam oferecer e conhecer os produtos e serviços umas das outras. Além de aproximar ainda mais a comunidade escolar, reforçamos o propósito de oferecer oportunidade às famílias de divulgar, trocar ou comercializar seus produtos e serviços, estimulando a economia local. A primeira edição desta nova etapa ocorreu no dia 5 de maio e foi um sucesso! Dezoito expositores da comunidade trouxeram seus produtos e serviços num fim de tarde fresco de outono, e durante 3 horas, ao som de boa música, risadas, boas conversas e muito calor humano, foram comercializadas roupas, alimentos, artesanatos, calçados, brinquedos, produtos e utensílios novos e usados, serviços foram divulgados, contatos foram trocados, a rede foi formada! No encontro de avaliação o grupo estava entusiasmado com os resultados e já foi marcada a Feira Solidária de Inverno, que acontecerá no início de julho. O grupo seguirá autonomamente, com suporte completo e apoio solidário da Escola da Fazenda. 

FOTOGRAFIAS EM:https://www.facebook.com/pg/escoladafazenda/photos/?tab=album&album_id=1234990409946261 

 

HÁ MUITO TEMPO, NUMA GALÁXIA MUITO MUITO DISTANTE, reinava a desordem na República Galáctica. A gananciosa Federação do Mercado explorava incansavelmente os recursos naturais de todos os planetas da república, e seus habitantes sofriam e morriam pela destruição do ambiente em que viviam. 

Enquanto o congresso da República continuava a debater longamente sobre esta sucessão de acontecimentos, os Cavaleiros Jedi, os guardiões da paz e justiça nas galáxias, organizaram-se secretamente para ajudar os povos a enfrentar a Federação.  

Muitos anos se passaram e muitas batalhas aconteceram, e hoje, um desses cavaleiros que acaba de chegar ao planeta Terra, ao ser informado de que existia um lugar que também lutava pela preservação do meio ambiente e dos recursos naturais, resolveu vir especialmente para participar da nossa festa de aniversário. 

COM VOCÊS, O DARTH VERDE! 

(Esta personagem foi criada pela estudante Ana Rosa Antunes Ledra, hoje no 6º ano da Escola da Fazenda. Foi apresentada à comunidade escolar no nosso aniversário de 23 anos, em fevereiro passado. Desde então, tem interagido com os estudantes através de campanhas educativas e da presença em eventos e diferentes meios de comunicação da Escola).

Bookmark and Share imprimir
ACESSE


NEWSLETTER

Receba todas as novidades do SINEPE/SC via e-mail