PARTICIPE

O que você achou do site do SINEPE/SC?






/ NotÍcias A+   A-

Páscoa: alunos de Criciúma fazem o próprio pão para celebrar a data

04/04/2019

Até o dia 12 de abril, os alunos do Marista Criciúma estão participando de oficinas de panificação para celebrar a Páscoa na prática. Além de fazer o próprio pão, eles aprendem os valores que estão por trás dessa ação e o que significa o momento de partilha do alimento com a família.

Durante duas semanas no período da quaresma, a cozinha laboratório do Colégio Marista Criciúma vira uma oficina de panificação, onde todas as turmas põem a mão na massa literalmente. Desde 2013, a Fábrica de Vida Nova ensina as crianças a fazerem o próprio pão e compartilhá-lo com seus entes queridos, seguindo ensinamentos e valores cristãos de solidariedade, partilha e cuidado com a vida.

De acordo com o coordenador da Pastoral do Colégio, Maikel Ronqui, a Páscoa, celebração Cristã de agradecimento a Jesus pelo seu amor e de reflexão a respeito de nossas ações, tem diversos símbolos bastante especiais. “A partilha do pão talvez seja o símbolo mais representativo e é dessa forma que os alunos do Colégio Marista Criciúma aprendem na prática importantes conceitos desse rito”, explica.

Cada aluno leva para casa o pão feito na escola, junto com uma carta que explica como deve ser feita a partilha e o que cada símbolo significa dentro do ritual de Páscoa. “É uma época muito especial do ano, que remete à solidariedade, reunião de pessoas queridas e renovação”, comenta Ronqui. A oficina começou com a produção de ovos de Páscoa e em 2018 foi iniciada a produção de pães, para que os alunos pudessem agregar ainda mais significado à celebração. 


 

Confira a receita usada pelos alunos:

2 ovos
1 copo de açúcar
20 g de fermento
90 ml de azeite
1 pitada de sal
1kg trigo
360 ml água morna

Modo de fazer: misturar todos os ingredientes e acrescentar trigo até a massa soltar da mesa. Deixe a massa descansar até dobrar de volume, coloque em uma forma untada e asse em temperatura média até dourar.

Serviço – Fábrica de Vida Nova

Data: até 12 de abril, sexta-feira

Local: Colégio Marista Criciúma - Rua Antônio de Lucca, 334 - Pio Corrêa

Horário: entre 14h e 16h50

Bookmark and Share imprimir
ACESSE


NEWSLETTER

Receba todas as novidades do SINEPE/SC via e-mail