PARTICIPE

O que você achou do novo site do SINEPE/SC?






/ NotÍcias A+   A-

Metodologia que auxilia crianças na criação de jogos digitais é premiada

07/11/2017

Tese de doutorado de autoria de Adriana Gomes Alves venceu concurso, que integrou o Congresso Brasileiro de Informática na Educação

Itajaí - A pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), que apresentou um framework que proporciona a possibilidade de crianças criarem seus próprios games foi escolhida como melhor tese no Prêmio Alexandre Direne de Teses, Dissertações e Trabalhos de Conclusão de Curso em Informática na Educação. A premiação integrou o Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), realizado de 30 de outubro a 1º de novembro, em Recife (PE).

Intitulada "Eu fiz meu game: um framework para desenvolvimento de jogos por crianças", de autoria de Adriana Gomes Alves, professora dos cursos de Ciência da Computação e Design de Jogos Digitais, em sua tese de Doutorado em Educação, a pesquisa foi orientada pela professora Regina Célia Linhares Hostins e coorientada pelo professor André Luis Alice Raabe. O trabalho definiu um framework metodológico para a criação de jogos digitais com e por crianças, como estratégia pedagógica para o desenvolvimento de habilidades cognitivas de crianças e para a promoção de inclusão de crianças com deficiência na escola regular.

O CBIE é o maior evento científico da área de tecnologia na educação, e busca promover o diálogo, a troca de experiências e as pesquisas científicas da área. Neste ano, o congresso contou com mais de 700 inscritos e mais de mil submissões de trabalhos, distribuídos entre os diversos subeventos e trilhas.

A avaliação do concurso deu-se em duas etapas, sendo a primeira a avaliação de artigo e da tese (completa). Desta primeira etapa foram selecionadas seis teses com temas referentes à informática na educação. A segunda etapa consistiu de apresentação oral dos concorrentes selecionados em sessão específica do concurso durante o CBIE. Os candidatos foram questionados e avaliados por uma banca composta de três professores doutores especialistas da área. Deste processo, foram selecionadas as três melhores teses, com premiação para o primeiro, segundo e terceiro lugares, e os demais receberam menção honrosa.

A tese de Adriana Gomes Alves está disponível, na íntegra, aqui.

Mais informações: (47) 3341-7516, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Univali | 99983-0830, com Adriana Gomes Alves, professora da Univali e autora da pesquisa.

Bookmark and Share imprimir
ACESSE


NEWSLETTER

Receba todas as novidades do SINEPE/SC via e-mail