PARTICIPE

O que você achou do novo site do SINEPE/SC?






/ NotÍcias A+   A-

JORNADA REÚNE CENTENAS DE ESCOLAS E ABRE ANO LETIVO

06/02/2018

 

Com cerca de 1.500 participantes, incluindo mantenedores, diretores, professores e pesquisadores em educação, foi realizada ontem (6) a primeira Jornada Pedagógica deste ano, organizada pelo Programa de Formação Continuada do Sindicato das Escolas Particulares de Santa Catarina (Sinepe/SC). As atividades tiveram início às 8h30min e foram encerradas ÀS 16h no  Centro de Eventos Petry, Rod. BR 101, Km 193, em Biguaçu. Segundo destacou o professor Marcelo Batista de Sousa, presidente do Sindicato, o tema central é a formação de educadores encarada de uma visão prospectiva, isto é, partindo da situação atual, procura-se sinalizar as tarefas para  o ano. “É um esforço interdisciplinar que representa importante subsídio ao trabalho dos profissionais da educação”.

O Programa de Formação Continuada do SINEPE/SC é a plataforma de conhecimento para gestores, coordenadores, professores e todos os demais profissionais atentos com os rumos da educação que buscam grandes saltos em suas atividades e empreendedorismo. Os maiores e mais influentes experts da educação em uma jornada de alto nível, apresentando os conceitos mais atuais que definem os melhores resultados da aprendizagem escolar. Em um único dia, muitas oportunidades de relacionamento e geração de conhecimento. Prepare-se para o grande salto!

 

I JORNADA PEDAGÓGICA/2018. 

Este evento, que abre a programação do Sindicato para o novo ano, tem como principal objetivo agregar valor profissional, teórico e metodológico em todos os níveis de atuação do universo da gestão pedagógica, onde serão desenvolvidos os seguintes TEMAS e seus respectivos EIXOS

QUADRO TEMÁTICO

BIGUAÇU/SC – 06/02/2018 (terça-feira)

8h15 – ABERTURA

8h30 às 10h

TEMA 1 "REFLEXÕES SOBRE A AUTORIDADE DO PROFESSOR"

EMENTA

O lugar do professor é um lugar de autoridade, porém não é o lugar que garante a autoridade, mas sim o que se faz neste lugar. Não é algo imutável, pois é necessário ser recolocada todos os dias pela presença, pela palavra, pelo exemplo, pela ética, pela coerência. A autoridade do professor se dá pelo conhecimento, pelas metodologias e por suas atitudes e posturas pessoais.

EXPOSITOR

PROFESSOR GILDO VOLPATO, CRICIÚMA/SC. Mestre em Educação Física pela UFSC e Doutor em Educação pela UNISINOS. É autor de livros, capítulos de livros e artigos científicos. Atualmente é Vice-Presidente do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE/SC), professor do PPGE - Mestrado em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC e ex-reitor da mesma Universidade.

Das 10h às 10h30 – INTERVALO PARA O CAFÉ

10h30 às 12h

TEMA 2 "POR UMA EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: ÉTICA, SUSTENTABILIDADE E INOVAÇÃO NA GESTÃO DA SALA DE AULA"

EMENTA

O que se espera, hoje, da escola e dos professores? A ética como criatividade e transfiguração. A arte de ensinar e o conceito de sustentabilidade. Como fazer da sala de aula um âmbito do encontro? Por meio do desenvolvimento desses eixos que o Prof. Gabriel conduzirá os educadores durante sua palestra.

EXPOSITOR

GABRIEL PERISSÉ, RIO DE JANEIRO/RJ.  Pós-doutor em Filosofia e História da Educação pela UNICAMP. Doutor em Filosofia da Educação pela USP. Mestre em Literatura Brasileira pela USP. Bacharel em Letras pela UFRJ. Ministra palestras desde 1983, já tendo percorrido mais de 500 cidades brasileiras. Mais de 20 livros publicados relacionados a temas como leitura e criatividade, ética, formação docente e didática.

 Das 12h às 14h - ALMOÇO (não incluso)

14h às 14h30

TEMA 3 "EDUCAÇÃO 4.0 – PRINCÍPIOS E PRÁTICAS DE INOVAÇÃO EM GESTÃO E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, COM DESTAQUE PARA O NOVO ENSINO MÉDIO"

EMENTA

Esta curta palestra visa fazer uma introdução do tema que será tratado posteriormente, de forma ampla, através de três eventos exclusivos: uma PALESTRA e dois CURSOS, sendo um curso para Gestores e outro para Professores, ambos semipresenciais, com uma carga horária total de 60 horas, por curso. Este tema, de acordo com cada público alvo, será abordado de forma contextualizada, com inúmeros exemplos práticos, referenciais científicos e tecnológicos com potencial de contribuir na ampliação da visão institucional e no aprimoramento dos modelos de gestão e docência da escola contemporânea, abrindo novas possibilidades de resposta aos desafios enfrentados no cotidiano educacional. 

EXPOSITOR

PROF. DR. CASSIANO ZEFERINO DE CARVALHO NETO, Físico e Pedagogo, autor e titular responsável pelo programa “Gestão e Docência com Inovação em Educação”, Presidente do Instituto Galileo Galilei para a Educação (IGGE).

14h30 às 16h

TEMA 4 "AUTOESTIMA E APRENDIZADO: O PROFESSOR COMO AGENTE DO DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL DO EDUCANDO"

EMENTA

Pessoas com baixa autoestima têm dificuldade de avaliar honestamente seus pontos fortes e fracos e, muitas vezes, têm uma impressão negativa e irrealista de si mesmas, ao passo que dão ênfase às opiniões negativas, comprometendo todo o seu desenvolvimento como pessoa. Além disso, pessoas assim se sentem incompetentes em áreas que consideram importantes. Pessoas com baixa autoestima tendem a ser pessimistas, o que se reflete de forma muito clara no processo de aprendizagem, pois alunos assim duvidam de sua capacidade de aprender e dificultam o trabalho do educador. Daí a importância de trabalhar a autoestima do aluno, pois terá efeito direto em seu aprendizado e rendimento.

EXPOSITOR

ROSSANDRO KLINJEY, CAMPINA GRANDE/PB. Palestrante e escritor, Psicólogo Clínico, Mestre em Saúde Coletiva e Doutorando em Psicanálise. É autor do livro: Temas complexos: uma abordagem didática e coautor do livro: Educando para a paz. Lecionou nos cursos de Psicologia, Administração de Empresa, Marketing, Educação, entre outros. Como palestrante, atua nas áreas de recursos humanos, motivacional, liderança, perspectivas da educação, relações interpessoais, desenvolvimento emocional, gestão de pessoas, serviço público, cultura de paz, entre outros, no Brasil, Estados Unidos e Europa.

16h

Encerramento

 

Qualquer dúvida, por gentileza, entre em contado como nossa equipe através do telefone (48) 3222-2193 ou pelo e-mail cursos@sinepe-sc.org.br.

Confirma algumas fotos aqui.

 

Bookmark and Share imprimir
ACESSE


NEWSLETTER

Receba todas as novidades do SINEPE/SC via e-mail