PARTICIPE

O que você achou do site do SINEPE/SC?






/ NotÍcias A+   A-

Instituto Maria Auxiliadora incrementa prática da leitura com ótimos resultados

13/05/2019

Por Angela Fronza
com adaptação de Cintia Preis de Andrade Stramosk


Seja por prazer, para estudar ou para se informar, a prática da leitura aprimora o vocabulário, dinamiza o raciocínio e a interpretação, o senso crítico, melhora significativamente a escrita, aumenta a capacidade de persuasão, proporciona novas aprendizagens, expande o repertório cultural e o autodesenvolvimento contínuo. Diante da grande importância da leitura na vida das pessoas, o Instituto Maria Auxiliadora, em Rio do Sul, desenvolve várias ações por meio de um Projeto Literário, com o objetivo de auxiliar as crianças e jovens a desenvolverem o gosto pela leitura.

Nas turmas do Ensino Fundamental 1, as ações desenvolvidas são:

Parada da leitura
– Toda semana, durante 20 min, as turmas param todas as atividades e leem aquilo que desejarem: livros, gibis, jornal, revistas, o importante é ter algo de sua preferência. Essa ação também é desenvolvida com as turmas da Educação Infantil.

Concurso de leitura – Todos os alunos do segundo ao terceiro ano, em cada trimestre, são ouvidos, usando dinâmicas e espaços diferenciados: auditório, salas, espaços externos, usando microfone e lendo textos ou obras desconhecidas. Neste momento são avaliados a partir de 4 critérios: entonação, fluência, pronúncia correta das palavras e tom de voz. Cada item é pontuado, no final 3 alunos de cada turma com maior pontuação, são premiados com medalhas.

Jornal na sala - Todas as semanas dois alunos trazem um jornal e apresentam uma notícia, depois os jornais ficam à disposição da turma. Os alunos precisam ler textos sobre notícias da atualidade, para compreenderem o contexto.

Nas turmas do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio, é elaborado um cronograma anual de leituras de títulos e autores clássicos da literatura, nos quais os alunos devem ler. Posteriormente, é realizado provas, leituras compartilhadas em sala, produção de vídeos e de atividades sobre a leitura em questão.

Com o objetivo de promover um evento literário envolvendo todas as produções dos alunos, em setembro o IMA desenvolve a Semana Literária. O evento envolve mostras literárias, apresentações culturais, exposições e feira do livro, onde todos os segmentos estão envolvidos com a meta de lerem 3 livros com enfoques diferenciados:

Valores Humanos – Aborda um título adequado a cada idade, com o objetivo de fazer com que os alunos reflitam sobre questões de: respeito e solidariedade, e que aprendam a analisar situações a partir do ponto de vista do outro.

Artes – Com o objetivo de ampliar a visão de mundo, usando a criatividade e compreendendo a arte como forma de interpretação da cultura de cada povo, ou contesto.

Clássicos
– A magia do clássico é que ele consegue descrever com muita precisão as pessoas e os sentimentos humanos. Os conflitos e emoções dos personagens, seja de culpa, amor, tristeza ou ciúmes, os conectam a nós mesmos e nos ajudam até a entender nossos próprios sentimentos. Por isso, dizemos que são universais e atemporais, ou seja, independente de quanto tempo você o leia depois que ele foi publicado, a essência da obra continua bastante atual.

Depois de todo um processo de exploração de cada obra, as turmas confraternizam tudo o que aprenderam em forma de uma exposição, onde se pode interagir com as obras e leitura que cada grupo de alunos fez sobre elas.

Junto acontece a “Feira de Livros” e o “Troca-Troca de Livros”, um momento muito especial de interação entre os alunos.

O importante neste processo é que você leia, independentemente do jeito e da forma que fizer, pois isso vai contribuir de forma significativa para o seu crescimento e desenvolvimento, bem como a expansão de sua forma de entender o mundo.

Fotos no link: https://we.tl/t-CtwIyGGuk0

Bookmark and Share imprimir
ACESSE


NEWSLETTER

Receba todas as novidades do SINEPE/SC via e-mail