PARTICIPE

O que você achou do novo site do SINEPE/SC?






/ NotÍcias A+   A-

INSCREVA-SE E GARANTA SEU INGRESSO PARA A PRIMEIRA JORNADA PEDAGÓGICA DE 2019

01/11/2018

JORNADA PEDAGÓGICA/2019
COMPARTILHE E DIVULGUE NA SUA ESCOLA!
“O homem nasceu para aprender, aprender tanto quanto a vida lhe permita.”
Guimarães Rosa

 


Prezados Educadores

VEM AÍ A JORNADA PEDAGÓGICA SINEPE/SC COM NOVIDADES!

Em 2019 JORNADA PEDAGÓGICA SINEPE/SC será no dia 5 de fevereiro (terça-feira), no Centro de Convenções de Florianópolis (CENTROSUL), Av. Gustavo Richard, 850, Centro, Florianópolis/SC. 

Um dia inteiro de conhecimento inspirando as escolas de um novo tempo. Marque em sua agenda e prepare a sua equipe. 

A boa nova é que no próximo ano a atividade vai fazer parte da JORNADA PEDAGÓGICA CATARINENSE (JPC), um fórum de gestão e liderança especialmente organizado para esse período tão especial da nossa história.

Jornada Pedagógica Catarinense (JPC) representa uma oportunidade única de contato entre profissionais de diversas áreas deste novo momento brasileiro com alguns dos maiores palestrantes focados no segmento educacional. 

Tudo isso com a segurança de estar participando de um evento cuidadosamente elaborado por quem domina as novas e diferenciadas ferramentas para melhor capacitar talentos, numa parceria de sucesso entre CAPACITAR EVENTOS e SINEPE/SC.

Após a Jornada Pedagógica Sinepe/SC (vide quadro temático abaixo), terá início às 19 horas, a Jornada Pedagógica Catarinense (JPC) com a Palestra Magna de abertura “A Família, a Escola e a Vida: uma espiada no futuro” – com o renomado palestrante internacional - MARCOS PIANGERS - autor do best seller O Papai é Pop”.

Para essa Palestra Magna da Jornada Pedagógica Catarinense (JPC), Professores e Pais das Escolas Particulares Associadas ao SINEPE/SC terão descontos especiais – ingressos e informações no site Blueticket. Garanta o seu ingresso (pacotes especiais para famílias e grupos).

A programação completa da Jornada Pedagógica Catarinense (JPC)que terá início na noite do dia 5 e continuará durante o dia 6 de fevereiro, seguirá oportunamente.

Segue abaixo a programação da Jornada Pedagógica SINEPE/SC (que acontecerá no período matutino e vespertino do dia 5 de fevereiro), sem custo para as Escolas Associadas:

 

QUADRO TEMÁTICO

FLORIANÓPOLIS/SC – 05/02/2019 (terça-feira)

8h ÀS 8h20 – APRESENTAÇÃO CULTURAL – CIA DE MAFAGAFOS

8h20 - ABERTURA

8h30 às 10h

TEMA 1 => ENTENDER COMO SE APRENDE PARA APRENDER COMO SE ENSINA

EMENTA

Os processos psicológicos da Aprendizagem. As contribuições da Neurociência. Leitura de mundo, Mediação e Aprendizagem. A reconstrução do conhecimento. Etapas para uma aprendizagem eficaz.

EXPOSITOR

Professor Júlio Furtado. Graduado em Geografia, Pedagogia. Pós-graduado em Orientação Educacional, Gestalt-terapia e Dinâmica de grupo. Especialista em PNL (Programação Neurolinguística). Diplomado em Psicopedagogia. Mestre em Educação pela UFRJ. Doutor em Ciências da Educação. Professor Universitário (Graduação e Pós-graduação). Ex-reitor Universitário.

10h às 10h30 – INTERVALO

10h30 às 12h

TEMA 2 => COMO DESENVOLVER A INTELIGÊNCIA DE SEU ALUNO – OS FATORES DO DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL E COGNITIVO

EMENTA

Ter alunos realizados, felizes e inteligentes não é fruto do acaso. Há uma forma especial de interagir com as crianças que possibilita o desenvolvimento de um maior número de conexões cerebrais e, consequentemente, do desenvolvimento da criatividade e da inteligência. Essa interação é explicada na palestra de forma teórico-prática. Disciplina, limites, organização, emoções e lições de casa são alguns dos aspectos a serem trabalhados na palestra.

EXPOSITOR

Professor Marcos Meier. Psicólogo, professor de Matemática, escritor e mestre em educação. Palestrante nacional e internacional a respeito de relacionamento interpessoal nas empresas, educação de filhos e formação de professores. Possui uma coluna semanal na RPC Tv, afiliada da Rede Globo no Paraná, na qual discorre sobre educação e comportamento. Sobre estes temas, é também comentarista de rádio há 12 anos e autor de mais de dez livros. Por sua contribuição à cidade, recebeu o título de cidadão honorário de Curitiba.

12h às 13h30 - ALMOÇO (não incluso)

13h30 às 15h

TEMA 3 => EDUCAÇÃO CRIADORA. OLHAR ALÉM DO QUE SE PODE VER: UMA ABERTURA PARA NOVOS PENSAMENTOS NO CAMPO PEDAGÓGICO

EMENTA

O crescimento existencial do ser humano reside na capacidade de, a cada momento, se reinventar... Recomeçar. Para isso, uma viagem para dentro de nós, deve levar a tudo que nos impede de viver este processo. Dentre tantas coisas guardadas facilmente encontramos nossos medos. O advento da produção em série nos tirou o direito de ficarmos parados, nos movimentos compulsivamente e abandonamos o ócio... É no vazio de nós mesmos que recebemos o novo. A parceria entre arte e educação pode facilitar a “aprendizagem e o ensino do olhar”... Isso é importante porque aprender a pensar é descobrir o olhar.

EXPOSITOR

Professor Ailton Dias de Melo. Doutorando em Educação – FURG. Mestre em Educação – UFLA. Pós-graduado em Psicopedagogia - UNI SÃO LUÍS. Bacharel em Filosofia - PUC MINAS. Licenciado em História – FINOM. Bacharel em Psicologia - UNILAVRAS

15h às 15h30 – INTERVALO

15h30 às 17h

TEMA 4 => DESAFIOS DE GESTÃO NA SALA DE AULA: DIREITO DE APRENDIZAGEM E CULTURA DIGITAL

EMENTA

Aprender é um direito porque a aprendizagem constitui a nossa humanidade. Somos o que aprendemos a ser. A Cultura digital provocou e está provocando várias mudanças em nossas relações e na forma de produção e de circulação da informação. A gestão da sala de aula está numa encruzilhada diante dessas mudanças. Vamos conversar sobre os caminhos possíveis?

EXPOSITOR

Professor Ricardo Mariz. Pedagogo, Mestre em Educação e Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília. Pesquisador do Programa de Mestrado de Gestão do Conhecimento e Tecnologias da Informação da UCB (Universidade Católica de Brasília). Membro da Comissão de Justiça e Paz do Distrito Federal. Focos de atuação: gestão social do conhecimento, gestão educacional, formação de professores e educação e trabalho. Desde fevereiro de 2014 é coordenador Área de Missão da UMBRASIL.

17h

ENCERRAMENTO

Como de praxe, as vagas serão preenchidas por ordem de chegada, sendo que para esse evento não haverá limite de inscritosRESPEITADA A CAPACIDADE FÍSICA DO CENTRO DE EVENTOS.

ATENÇÃO: O valor do investimento para participar da Jornada Pedagógica Sinepe/SC - para escolas NÃO AFILIADAS e demais profissionais interessados - é de R$ 200,00 (duzentos reais), por participante. 

As escolas AFILIADAS ao SINEPE/SC estão ISENTAS desta taxa de inscrição. As ausências não canceladas até 01 (um) dia antes do evento implicarão na cobrança do valor de R$ 200,00 (duzentos reais), gerando este débito para a escola afiliada responsável. 

Faça suas inscrições hoje mesmo através do link no final deste e-mail ou no nosso portal www.sinepe-sc.org.br clicando em agenda de cursos. Lembrando que, no prazo máximo de 24 (vinte e quatro) horas, você receberá um e-mail de confirmação. Caso isso não ocorra por algum motivo técnico, favor nos contatar pelo telefone (48) 3222-2193 ou pelo e-mail cursos@sinepe-sc.org.br.

Atenciosamente, 

 

Profª Rosimar Oldra Pagliosa       Prof. Marcelo Batista de Sousa
Coordenadora - PFC-SINEPE/SC       Presidente - SINEPE/SC

  

 

AVISOS IMPORTANTES

 

  1. Não será permitida a participação sem a devida inscrição prévia, portanto, lembre-se de confirmar suas inscrições. Isso facilita nossa organização, principalmente com o “coffee break”, dado o elevado número de participantes;
  2. O estacionamento é terceirizado, portanto, pago. Os valores da “hora” e da “diária” serão informados oportunamente, assim como também outras opções próximas ao local do evento.
  3. Locais para Almoço – além dos já existentes no CENTROSUL, o SINEPE/SC disponibilizará também uma lista com outras opções da cidade.

Bookmark and Share imprimir
ACESSE


NEWSLETTER

Receba todas as novidades do SINEPE/SC via e-mail