PARTICIPE

O que você achou do novo site do SINEPE/SC?






/ NotÍcias A+   A-

II JORNADA PEDAGÓGICA 2018: ESCOLAS DEBATEM O FUTURO A PARTIR DOS DESAFIOS DA BNCC

21/07/2018

Em uma das melhores e mais completas jornadas, o evento promovido nesta manhá em Florianópolis reuniu cerca de 600 representantes das escolas particulares de Santa Catarina.

Com sucesso, o SINEPE/SC, através do seu Programa de Formação Continuada – PFC, em parceira com a FTD EDUCAÇÃO, realizou neste sábdo (21), no Centro de Eventos do Hotel Cambirela (Auditório Pocema), sito à Av. Marinheiro Max Schramm, nº 2.199, Bairro Estreito, Florianópolis/SC, a II JORNADA PEDAGÓGICA 2018, tendo como público alvo profissionais da educação em geral.

O evento teve como principal objetivo ampliar o conhecimento, debater e tirar dúvidas sobre os desafios e mudanças da BNCC, mediante o desenvolvimento dos seguintes temas:

QUADRO TEMÁTICO

21/07/2018 (Sábado)

Horário: 8h às 12h

8h

Café de boas-vindas

8h30

Abertura

9h

Palestra 1 - DESAFIOS DA GESTÃO NA SALA DE AULA

EMENTA

Nunca tivemos tanto acesso à informação como nos dias de hoje. Mas quanto dela de fato nós levamos conosco? Conseguimos nos lembrar do que um professor falou em uma aula semanas atrás, por exemplo? E, se lembrarmos, somos capazes de evocar essa informação e implementar mudanças reais? Essas serão algumas das questões abordadas na palestra da Professora Emília Cipriano. A palestrante abordará também o resgate da dimensão mais humana da educação, destacando a importância da proximidade entre aluno e professor, considerando o contexto da nova BNCC. A afetividade e o acolhimento são recursos poderosos para o professor que deseja ir além da mera exposição de conteúdo e fazer da educação um instrumento real de transformação.

EXPOSITORA

Professora Emília Cipriano – Doutora em Educação (PUC/SP). Mestre em Psicologia da Educação (PUC/SP). Professora titular da PUC/SP e coordenadora do Instituto Aprender a Ser – pesquisa e formação na área educacional. Pesquisadora na área da infância. Autora de livros e artigos educacionais, palestrante em congressos nacionais e internacionais.

10h30

Palestra 2 - BNCC -  Direito de Aprendizagem (Desmistificando a nova BNCC).

EMENTA

Elaborada em dois anos e meio, a BNCC foi muito debatida pela sociedade e por autoridades em educação. A primeira versão do texto recebeu mais de 12 milhões de propostas de emendas, formuladas por 310 mil pessoas. A segunda foi submetida a debates públicos, que contaram com a participação de 9 mil professores, gestores e técnicos de secretarias. A base versa sobre os direitos que, até então, não eram estabelecidos. O documento é o conjunto de referências que elenca os direitos e objetivos de aprendizado para as diferentes etapas do ensino básico. Destacando a importância da base como “carta náutica” de orientação para os gestores e demais responsáveis pela elaboração dos currículos escolares.

EXPOSITOR

Professor Eduardo Deschamps – Nasceu em Blumenau/SC. Engenheiro Eletricista, Pós-graduado em Empreendedorismo na Engenharia, Mestre em Engenharia Elétrica e Doutor em Engenharia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Possui MBA em Liderança e Gestão Pública pelo Centro de Lideranças Públicas – CLP em parceria com a Universidade de Harvard. Professor da Universidade Regional de Blumenau – FURB (desde 1990). Reitor da FURB (2006-2010). Secretário-adjunto (2011) e Secretário de Estado da Educação de Santa Catarina (2012-2018). Presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Educação – CONSED (2015-2016). Membro e Presidente do Conselho Nacional de Educação – CNE (desde 2016) onde preside também as Comissões do Ensino Médio e da Base Nacional Comum Curricular. Presidente do Conselho Nacional de Educação; ex-Secretário de Estado da Educação de Santa Catarina; e o novo Presidente da Comissão Bicameral da BNCC.

12h

Encerramento

 

 

Bookmark and Share imprimir
ACESSE


NEWSLETTER

Receba todas as novidades do SINEPE/SC via e-mail