PARTICIPE

O que você achou do site do SINEPE/SC?






/ NotÍcias A+   A-

IBGE: 23% dos brasileiros com idade entre 15 e 29 anos estão no grupo nem-nem (nem estudam nem trabalham). E metade dos adultos (49%) não concluiu o ensino médio.

12/11/2019

EDITORIAL
Elo fraco
Correio Braziliense - 12/11/19
cod. 41.379

Costuma-se dizer que os jovens são o futuro da nação. Nas mãos deles se deposita a esperança de melhoras que cada geração acrescenta à antecedente. Ousados e confiantes, eles enfrentam os desafios dos novos tempos porque são contemporâneos das mudanças que se sucedem nas diferentes áreas do conhecimento.

Daí por que causam profunda preocupação os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na semana passada. A Síntese dos Indicadores Sociais mostra que 23% dos brasileiros com idade entre 15 e 29 anos figuram no grupo nem-nem — nem estudam nem trabalham. O percentual significa quase a quarta parte da população dessa faixa etária. A realidade captada pela pesquisa não nasceu nos anos recentes. É histórica, com raízes profundas. Quase metade dos adultos — nada menos de 49% — não concluiu o ensino médio. A baixa qualificação constitui barreira para o ingresso no mercado de trabalho. Quando transposta, dá passagem para ocupações mal remuneradas e sem condições de promover ascensão social. Em português claro: perpetua a pobreza. (EDITORIAL do Correio Braziliense - 12/11/19 - ELO FRACO)

Bookmark and Share imprimir
ACESSE


NEWSLETTER

Receba todas as novidades do SINEPE/SC via e-mail