PARTICIPE

O que você achou do novo site do SINEPE/SC?






/ NotÍcias A+   A-

Estudo revela novo papel de hipocampo no aprendizado

08/03/2019

Pesquisadores da Universidade Estadual do Arizona e da Universidade de Stanford descobriram, após analisar padrões de atividade cerebral em humanos, um papel antes desconhecido para o hipocampo – área do cérebro importante para a memória – na formação de associações durante o aprendizado. O estudo foi publicado na quarta-feira na revista científica “Nature Communications”.

 

Os pesquisadores projetaram uma tarefa de aprendizagem que exigia que os participantes usassem combinações de recursos para prever se um resultado aconteceria. Uma série de imagens de estímulo – como um único rosto ou um rosto emparelhado com um prédio – apareceu em sequência em uma tela. Os participantes então tinham que prever se uma imagem alvo apareceria após as imagens de estímulo. O objetivo da tarefa era responder o mais rápido possível a qualquer imagem de destino que aparecesse.

 

Enquanto os participantes trabalhavam na tarefa, a equipe usou imagens de ressonância magnética funcional (fMRI) para medir a atividade cerebral do hipocampo e de outras estruturas cerebrais envolvidas na aprendizagem.

 

A equipe examinou os padrões de atividade durante a tarefa e observou que o hipocampo era a única estrutura cerebral com atividade quando as imagens de estímulo eram associadas.

 

Os cientistas também descobriram que a atividade do hipocampo estava fortemente correlacionada com a atividade no estriado. A forma como o corpo estriado lida com informações durante o aprendizado é bem conhecida, mas de onde vem toda a informação ainda é uma questão em aberto. Ian Ballard, que recentemente obteve seu doutorado em neurociência pela Universidade de Stanford e é o principal autor do estudo, disse que os resultados começam a desvendar essa questão.

 

Importância

 

“Esse estudo tem implicações importantes para entender como os sistemas de memória do cérebro contribuem para a aprendizagem e a tomada de decisões”, disse Vishnu Murty, professor assistente de psicologia da Universidade de Temple, que não esteve envolvido na pesquisa.

 

“As descobertas podem nos ajudar a entender a complexidade dos déficits de tomada de decisão em populações onde o foco tem sido principalmente em déficits de memória, como ocorre na doença de Alzheimer e até e no envelhecimento normal”, explicou Temple. 

 

Fundamental para lembrança

 

Washington. Na formação da memória, o hipocampo guarda detalhes individuais de um evento, por exemplo, o local onde você estacionou seu carro. “Se você usar a mesma garagem no trabalho todos os dias, você se lembra do andar no fim do dia”, disse Samuel McClure, um dos autores do estudo. “Mas é fácil confundir onde você estacionou em locais diferentes. O hipocampo é fundamental para lembrar a combinação de onde e quando”, explica.

 

Saiba mais

 

Hipocampo. Essa é uma estrutura cerebral com formato semelhante a uma concha de caracol. Tem um terço do tamanho de um chiclete, mas é crucial para a formação da memória.

Da redação - O Tempo – 08/03/2019 – Belo Horizonte, MG

Bookmark and Share imprimir
ACESSE


NEWSLETTER

Receba todas as novidades do SINEPE/SC via e-mail