PARTICIPE

O que você achou do site do SINEPE/SC?






/ NotÍcias A+   A-

Escola particular em Santa Catarina supera as metas e sai na frente, destaca IDEB

17/08/2012

EDUCAÇÃO PRIVADA

SC supera metas

Escolas particulares atingiram objetivos e mantêm médias que colocam Santa Catarina na segunda colocação em todo o país

O bom desempenho de Santa Catarina no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na rede pública de ensino se repetiu na avaliação da rede privada. Também neste segmento, o Estado ocupa as primeiras posições. Os dados são referentes ao ano de 2011.

De acordo com as notas divulgadas na terça-feira, Santa Catarina aparece em segundo lugar nos anos iniciais do ensino fundamental, empatado com Espírito Santo com 7,1.

Minas Gerais aparece em primeiro com 7,4, atingindo, mas não superando a meta. Nos anos finais, SC também aparece na segunda colocação, dessa vez empatada com São Paulo, com 6,5. Novamente em primeiro, os mineiros obtiveram 6,5. Neste caso, nem SP, nem MG, alcançaram suas metas.

Estado consegue 6,0 no ensino médio

Quando o assunto é o ensino médio, Santa Catarina também está em segundo, desta vez sozinha, com 6,0. Minas Gerais aparece na liderança, com 0,3 abaixo da sua meta. Também neste item, SC corresponde à expectativa do Ministério da Educação e Cultura (MEC). Bahia, Alagoas e Mata Grosso do Sul foram os outros estados que conseguiram atingir ou superar a meta.

O Rio Grande do Sul, com 6,7, superou a média somente nos anos iniciais do ensino fundamental. Já o Paraná teve o seu melhor desempenho no ensino médio. O Estado atingiu 5,2. Um dos piores desempenho foi apresentado por Sergipe no ensino médio. Com o 4,8, o estado nordestino ficou um ponto abaixo da meta exigida pelo governo federal.

A avaliação do Ideb leva em consideração uma combinação entre a taxa de aprovação e desempenho de estudantes em avaliações de português e matemática. Ele é medido a cada dois anos e varia entre 0 e 10.

Com relação à avaliação da rede pública, Santa Catarina ficou em segundo lugar entre os anos iniciais do ensino fundamental 5,8, atrás de Minas Gerais. Já nos dois outros segmentos, o desempenho do Estado superou todos os outros com 4,9 nos anos finais do ensino fundamental e 4,3 no ensino médio.

guilherme.lira@diario.com.br

POR GUILHERME LIRA, DIÁRIO CATARINENSE 17/8/12

Bookmark and Share imprimir
ACESSE


NEWSLETTER

Receba todas as novidades do SINEPE/SC via e-mail