PARTICIPE

O que você achou do novo site do SINEPE/SC?






/ NotÍcias A+   A-

Confira em primeira mão três documentos importantes que podem auxiliar na implantação da BNCC

02/03/2018

Lançado recentemente pelo Ministério da Educação, já se encontra disponível o novo PORTAL da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A página foi criada com o objetivo de ser uma referência de apoio aos Estados e Municípios para a construção, de forma colaborativa, dos currículos da educação infantil e do ensino fundamental.

Neste PORTAL, qualquer pessoa – em especial gestores das redes de ensino, diretores escolares, professores, coordenadores, pais, alunos e especialistas – podem navegar pela BNCC de forma mais intuitiva; fazer download da BNCC em formato editável (tabelas em editor de planilha) das aprendizagens requeridas a todos os alunos ao longo da educação básica de forma a facilitar e apoiar as discussões sobre a BNCC; e acessar materiais de apoio à nova elaboração dos currículos.

Em breve estarão disponíveis ferramentas colaborativas para apoiar as equipes técnicas dos territórios e das redes de ensino para a elaboração ou a revisão de seus currículos a partir da BNCC e também para compartilhar os currículos elaborados e consultar a comunidade escolar.

DIA D - Na próxima terça-feira, 6 de março, o MEC promoverá o Dia D de discussão da BNCC. Será outro marco importante do início da implementação da Base da educação infantil e do ensino fundamental. Nesse dia, as redes de ensino e as escolas de todo o país vão iniciar debates sobre as mudanças que, trazidas pela Base, devem se estender por todo o mês de março.

No entanto, em Santa Catarina, o Dia D, conforme Nota Técnica Nº 4/2018 da Secretaria Estadual da Educação, referendada pelas entidades: SINEPE/SC; UNDIME/SC; FECAM/SC; e UNCME/SC (baixe o arquivo aqui), ocorrerá no dia 20 de março.

Neste dia, será disponibilizado um vídeo explicativo nas páginas oficiais da SED, da UNDIME e do SINEPE/SC entre outros meios de comunicação a serem divulgados, direcionando aos Secretários Municipais de Educação, Coordenadoria de Educação da Grande Florianópolis, Gerências Regionais de Educação e Gestores Escolares, contendo esclarecimentos sobre como viabilizar as atividades nesta data.

Para acessar, clique aqui.


Anexo segue três documentos importantes capazes de auxiliar na implantação da BNCC (Educação Infantil e Ensino Fundamental). 
Anexos:
 
  1. Sobre BNCC
  2. Competências BNCC
  3. Guia de Implementação

 

Bookmark and Share imprimir
ACESSE


NEWSLETTER

Receba todas as novidades do SINEPE/SC via e-mail