PARTICIPE

O que você achou do novo site do SINEPE/SC?






/ NotÍcias A+   A-

Colégio Marista São Luís desenvolve projeto de voluntariado

11/02/2019

Ações  beneficiam familiares de pacientes internados em hospital de oncologia. Movidos pela solidariedade, estudantes do Colégio Marista São Luís, em Jaraguá do Sul (SC), realizaram um projeto de voluntariado com atuação na Casa São José. O local acolhe familiares de pacientes internados no Hospital São José, unidade hospitalar de referência em oncologia e pronto-atendimento na região Norte de Santa Catarina. As primeiras ações foram promovidas em outubro e novembro de 2018, e já estão previstas atividades para 2019.

Depois de conhecer o funcionamento da Casa e conversar com as pessoas que a frequentam, os alunos da 1ª série do Ensino Médio definiram em conjunto quais atividades que melhor poderiam atender às necessidades do lugar. Eles viabilizaram uma tarde de jogos de tabuleiro, cozinharam junto com os hóspedes, prepararam um espaço para horta e organizaram uma aula de maquiagem. Como parte das atividades, ainda foi promovido o “bate-papo com cuca”, no qual puderam conversar sobre superação, desafios e vivências durante os momentos em que estão no hospital e na Casa.

Para o próximo ano, está organizada a continuação das ações, com outras atividades. A programação inclui a realização de um bingo, com o sorteio de telas pintadas pelos estudantes, a finalização da horta com o plantio de verduras e legumes, uma campanha de arrecadação de livros, além da cinoterapia (terapia com cães).

A iniciativa surgiu no Circuito Projeto de Vida, desenvolvido pela Rede Marista para aprimorar o discernimento dos adolescentes perante os caminhos a serem trilhados. “Os jovens, enquanto voluntários, descobrem a partir de ações simples, mas significativas, o quanto a sua essência e a sua existência é importante para si, para o outro e para o mundo”, afirma a orientadora pedagógica Deborah Evelyn Cachoeira, que aplica o projeto em parceria com a professora de Ensino Religioso Magnólia Ramos.

Bookmark and Share imprimir
ACESSE


NEWSLETTER

Receba todas as novidades do SINEPE/SC via e-mail