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A neurociência revela: gratidão literalmente recompensa seu cérebro para ser mais feliz

01/01/2020

 

por Daily Health Post Editorial

Quando você diz "obrigado", você realmente quer dizer isso ou é apenas polidez à qual você dá pouca atenção? Os neurocientistas descobriram que, se você realmente sentir quando diz, ficará mais feliz e saudável. A prática regular de expressar gratidão não é uma moda da Nova Era; é uma faceta da condição humana que colhe verdadeiros benefícios para quem quer que seja.

Os psicólogos Robert Emmons, da Universidade da Califórnia em Davis, e Michael McCullough, da Universidade de Miami, publicaram um estudo em 2015 que analisou os resultados físicos da prática da gratidão. Foi solicitado a um terço dos sujeitos do estudo que mantivessem um diário das coisas que aconteceram durante a semana pelas quais eram gratos. Foi solicitado a outro terço que anotasse irritações diárias ou eventos que os desagradassem. Foi solicitado ao último terço do grupo que anotasse situações e eventos diários sem ênfase no apego emocional positivo ou negativo. No final do estudo de 10 semanas, foi solicitado a cada grupo que registrasse como se sentia física e geralmente em relação à vida.

O grupo de gratidão relatou sentir-se mais otimista e positivo em relação à vida do que os outros grupos. Além disso, o grupo de gratidão era mais ativo fisicamente e relatou menos visitas a um médico do que aqueles que escreveram apenas sobre suas experiências negativas.  

Melhor Saúde Física

Outras pesquisas sobre os efeitos físicos da gratidão relatam resultados ainda mais tangíveis. Concentrar-se no positivo e sentir-se grato pode melhorar a qualidade do sono e reduzir os sentimentos de ansiedade e depressão.  Além disso, os níveis de gratidão correlacionam-se a melhores humores e menos fadiga e inflamação, reduzindo o risco de insuficiência cardíaca, mesmo para aqueles que são suscetíveis.

Gratidão e seu cérebro

As razões pelas quais a gratidão é tão impactante para a saúde e o bem-estar começam no cérebro. Em um experimento neurológico conduzido por pesquisadores da Universidade da Califórnia em Los Angeles, a atividade cerebral foi medida usando ressonância magnética, à medida que os indivíduos eram induzidos a sentir gratidão ao receber presentes. As áreas do cérebro que mostraram atividade aumentada foram o córtex cingulado anterior e o córtex pré-frontal medial - aquelas associadas à cognição moral e social, recompensa, empatia e julgamento de valores. Isso levou à conclusão de que a emoção da gratidão apoia uma atitude positiva e solidária com os outros e um sentimento de alívio dos estressores.

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A gratidão ativa o hipotálamo também, com efeitos a jusante no metabolismo, estresse e vários comportamentos. O hipotálamo está localizado na base do cérebro e regula os hormônios responsáveis ??por muitas funções críticas, como temperatura corporal, respostas emocionais e funções de sobrevivência, como apetite e sono. Um dos neuroquímicos associados às partes do cérebro afetadas pela gratidão é a dopamina, um hormônio do prazer. 

 

A influência positiva da gratidão na saúde mental continua após um evento específico se a emoção é revivida:

"... uma simples intervenção na escrita da gratidão foi associada a uma sensibilidade neural significativamente maior e duradoura à gratidão - os sujeitos que participaram da escrita da carta de gratidão mostraram aumentos comportamentais na gratidão e modulação neural significativamente maior pela gratidão no córtex pré-frontal medial três meses depois."

De fato, esse efeito duradouro é psicologicamente protetor. Nos adolescentes, os sentimentos de gratidão mostraram uma correlação inversa com a vitimização por bullying e o risco de suicídio. A gratidão afeta a função cerebral em um nível químico e sua prática promove sentimentos de autoestima e compaixão pelos outros.

Podemos perceber e experimentar gratidão e suas muitas características em um espectro muito amplo. A abertura e a vontade de experimentar gratidão afetam não apenas o indivíduo, mas seus relacionamentos interpessoais; uma tensão comum nos relacionamentos é causada pelo feedback negativo repetido por um ou ambos os parceiros, sem compensar a gratidão.

3 etapas para se tornar mais grato

Em tempos de dificuldades ou estresse, pode parecer difícil agradecer. Mas se você realmente pensa sobre isso, todos temos algo a agradecer. Se você se envolver em apenas uma oração, deixe que seja simplesmente um "obrigado" sincero. Aqui estão três maneiras fáceis de se colocar na plena consciência da gratidão.

Mantenha um diário das coisas pelas quais você é grato - liste pelo menos três. Os melhores horários para escrever em seu diário são pela manhã quando o dia começa ou à noite antes de dormir.

Faça questão de dizer às pessoas em sua vida o que você aprecia sobre elas diariamente.

Quando você se olhar no espelho, pense em uma qualidade que você gosta em si ou em algo que você conquistou recentemente.

Através do poder da gratidão, você pode conectar seu cérebro a ser otimista e compassivo, fazendo você se sentir bem. Quanto mais você olha, mais se sente agradecido. Essa positividade pode se estender às pessoas ao seu redor, criando um ciclo virtuoso. Muito obrigado!

 

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