A escola que todos merecemos

Print Friendly, PDF & Email

25 de janeiro de 2013 | Diário Catarinense

ARTIGOS

por Marcelo Batista de Sousa*

Às vésperas de um novo ano letivo, é importante lembrar que os avanços da ciência e da mídia eletrônica estão alterando não só os processos de aprendizagem e do conhecimento, como também o comportamento das pessoas mas daí a dizer que o giz, o caderno e o lápis estão definitivamente condenados ao ostracismo vai uma longa distância.

É preciso recordar que, para aprender e ensinar, são necessários pré-requisitos, e não existe tecnologia – aliás, jamais existirá – que substitua a linguagem do afeto e do carinho. A escola particular catarinense tem plena consciência disto.

Em perfeita harmonia com os novos tempos, ciente da necessidade da permanente troca de paradigmas, o segmento privado educacional de SC coloca as novas tecnologias a serviço do currículo, incorpora as inovações ao dia a dia da sala de aula e as torna familiares a professores e alunos, ressaltando sua importância na vida contemporânea. Trabalhamos a educação com inteligência e criatividade.

É certo também dizer que a decisão de priorizar a educação depende da vontade política dos governantes. Trata-se de atribuição da ação de governo – mas quanto à sociedade civil, cumpre reforçar, em todas as instâncias, a noção de que a educação de qualidade é fundamental, é requisito básico à erradicação de desigualdades sociais, à elevação dos níveis de participação democrática da população, e para permitir a inserção competitiva do Brasil na economia internacional.

O que há de novo na educação não são os discursos oficiais, mas uma nova postura. Há, de fato, real sensibilidade em relação ao tema. Se quisermos ampliar e melhorar a oferta de serviços da educação, precisamos lutar pela educação; ampliar e melhorar a demanda da sociedade em termos de educação de qualidade. Temos de criar as condições para que isso ocorra.

*PRESIDENTE DO SINDICATO DAS ESCOLAS PARTICULARES DE SC (SINEPE-SC)

Sem comentários ainda.

Deixe um comentário